segunda-feira, 11 de julho de 2016

É possível falar de cordel diante das Tecnologias contemporâneas?

A história do Cordel é de uma nobreza expressiva, sobretudo porque era um modo de descrever os relatos da oralidade, a poesia da época do trovadorismo e outras formas de manifestações artísticas para registro. Este tipo de literatura nasceu na Europa, no período do renascimento e chegou ao Brasil em Salvador junto com a colonização das Américas. Quando os Portugueses chegaram ao Brasil  trouxeram consigo sua cultura e forma de fazer literatura e durante muitos  anos  está influenciou o Nordeste. Um dado importante a respeito do Cordel no Brasil é a forma que ela se transformou em porta voz da realidade da população emergente. Através do bom humor os textos relatavam vivências, expressavam o senso crítico da população ao mesmo tempo permitiam que essas populações fossem registradas na história. Outro fato importante era a maneira que eram comercializadas, em forma de folhetim, outro nome no qual é conhecida.
Os principais autores desse fazer literário foram: Apolônio Alves ,Arievaldo Viana, Francisco Sales dentro outros. Diante do que foi exposto para aquele que se propõe trabalhar com a educação, surge determinadas indagações a respeito de se é possível resgatar esse tipo de literatura para os dias de hoje? Em que medida ela pode ser usada? Quais os seus limites de alcance? E como adequar esse recurso a realidade tecnológica de hoje de que dispomos? Estás  questões  devem ser analisadas a medida em que refletimos a respeito do fazer Pedagógico e do sentido da Educação. A educação consiste também em aprender com as gerações passadas e acrescer através de um processo histórico construtor ou é construir novas formas a cada dia de aprendizado abrindo mão dos conhecimentos ancestrais? É possível uma literatura de cordel nos dias atuais? Talvez as nossas práticas pedagógicas  nos ajudarão a responder dia dia essas questões.

 http://www.uff.br/pibidport/?p=578

http://slideplaym.br/slide/359829/er.co




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